Escolher um instrumento musical é uma decisão importante e pessoal. Existem muitos fatores a serem considerados, como suas habilidades musicais, gostos musicais e orçamento. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher o instrumento certo para você:

1. Considere seus interesses musicais

O primeiro passo para escolher o instrumento certo é considerar seus interesses musicais. Se você gosta de música clássica, pode querer aprender a tocar violino, piano ou flauta. Se você gosta de rock ou música pop, pode preferir guitarra ou bateria. Se você está indeciso, considere experimentar alguns instrumentos diferentes para descobrir qual deles você mais gosta.

2. Considere suas habilidades

Além de seus interesses musicais, também é importante considerar suas habilidades musicais. Se você é iniciante, pode ser mais fácil começar com um instrumento mais simples, como um teclado ou ukulele. Se você já tem experiência musical, pode ser capaz de lidar com um instrumento mais complexo, como um violino ou saxofone.

3. Considere o tamanho e peso do instrumento

Alguns instrumentos musicais, como piano ou bateria, são grandes e pesados, enquanto outros, como flauta ou ukulele, são mais compactos. Antes de escolher um instrumento, verifique se você tem espaço suficiente em casa para armazená-lo e praticá-lo. Além disso, considere se você é capaz de carregar o instrumento facilmente para aulas ou eventos.

4. Considere o custo

Os instrumentos musicais variam amplamente em preço. Se você está com orçamento limitado, pode querer começar com um instrumento mais barato, como um usado. Além disso, lembre-se de que alguns instrumentos requerem acessórios adicionais, como amplificadores ou estojos, que também devem ser considerados no orçamento.

5. Considere o momento

Instrumentos musicais possuem um alto valor de revenda. Você pode começar com um instrumento de custo mais baixo e depois de se capitalizar, revendê-lo para um adquirir um instrumento de melhor qualidade.

6. Procure conselhos de profissionais

Se você ainda estiver indeciso, procure conselhos de um profissional da música, como um professor de música ou um vendedor de instrumentos musicais. Eles podem ajudá-lo a escolher um instrumento adequado às suas necessidades e objetivos musicais.

Escolher o instrumento certo pode levar tempo e esforço, mas é importante que o instrumento lhe traga alegria e satisfação. Lembre-se de que não há escolha certa ou errada, e que a escolha do instrumento certo para você pode mudar à medida que você avança na sua jornada musical.

A Spotlight pode te ajudar a se encontrar na música! Além de agendar uma aula experimental para conhecer o instrumento do seu interesse na prática, você também pode conversar com nossos professores durante a aula para ter um direcionamento.

📌 Lembrando que para fazer aula conosco você não precisa ter o instrumento, a não ser que você queira adquirir para praticar fora do período de aula!

Além disso, aqui na Spotlight também temos o Curso Conhecendo os Instrumentos que é voltado para crianças a partir dos 8 anos de idade e tem o objetivo de apresentar cada instrumento para os alunos. O Curso Conhecendo os Instrumentos possui curta duração e vagas limitadas. Consulte a data da próxima turma e não perca essa oportunidade de matricular o seu filho(a)!

Conheça todos os nossos cursos aqui! Além dos instrumentos, a Spotlight possui aulas de Canto, Prática de Banda e Musicalização Infantil.

Fale conosco pelo WhatsApp e siga-nos no Instagram!